Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

ALERTA A INFOXICAÇÃO

Arnaldo Chagas

Vivemos em uma era de acesso ilimitado à informação, graças à internet. Contudo, a facilidade com que podemos obter conhecimento também traz consigo um problema crescente: a infoxicação. A infoxicação ocorre quando somos sobrecarregados por uma quantidade excessiva de informações, dificultando discernir o que é relevante, confiável e útil. Esse fenômeno tem consequências significativas para nossa saúde mental e para a sociedade na totalidade.



Em primeiro lugar, a infoxicação contribui para o aumento do estresse e da ansiedade. Com tantas informações competindo por nossa atenção, é fácil sentir-se sobrecarregado e incapaz de acompanhar tudo. As notícias constantemente atualizadas, as redes sociais e a pressão para estar sempre online podem levar ao esgotamento mental. Isso afeta negativamente nossa qualidade de vida e bem-estar.

Além disso, a infoxicação prejudica nossa capacidade de tomar decisões informadas. Quando somos bombardeados por informações conflitantes e desinformação, torna-se difícil discernir a verdade da ficção. Isso pode levar a decisões erradas e a uma sociedade mais polarizada, onde as crenças são moldadas por narrativas enviesadas e não pelos fatos.

A infoxicação também tem impactos econômicos. Empresas e anunciantes aproveitam a nossa constante exposição à internet para direcionar publicidade altamente segmentada. Isso cria uma economia de atenção, na qual somos constantemente incentivados a consumir produtos e serviços, muitas vezes sem necessidade. Esse ciclo alimenta o consumismo desenfreado e contribui para a acumulação de lixo eletrônico e ambiental.

A infoxicação pode minar a nossa criatividade e capacidade de foco. A constante alternância entre diferentes tarefas e a distração constante impedem que mergulhemos profundamente em projetos criativos ou atividades que exigem concentração. Isso prejudica nossa capacidade de inovação e produção intelectual.

Por fim, a infoxicação representa um desafio significativo para a sociedade moderna. Devemos aprender a gerenciar de forma mais consciente e equilibrada o nosso consumo de informações, a fim de proteger nossa saúde mental, nossa capacidade de tomada de decisões informadas e nossa criatividade. É hora de repensar nossa relação com a internet e buscar um equilíbrio que nos permita aproveitar os benefícios da era digital sem sucumbir aos seus riscos.

O que a "infoxicação" (hiperconectividade) pode causar:

 . O aumento nos casos de ansiedade e depressão — especialmente, durante os meses de isolamento social em decorrência da pandemia do Covid-19;

. A sensação de constante falta de conhecimento, dando início a um ciclo pela busca por mais informação;

. As dificuldades na capacidade analítica e na tomada de decisão;

. A hiperconectividade, que é o desejo de sempre estar on-line (e a aflição de ficar offline mesmo que por curtos períodos);

. A dispersão, que ocasiona a perda de foco com rapidez e frequência;

. A perda do foco rapidamente enquanto lê notícias;

. A dificuldade de concentração;

. Estresse.


CREPÚSCULO DA VIDA

                                                                                                          Autor: Arnaldo Chagas  Na vastid...